Uniformes

Conteúdo Publicado Por: @LKSCCP




Uniformes
 



Oficialmente, a primeira camisa do Corinthians teria a cor bege, em homenagem ao time inglês homônimo. A camisa de 1910 tinha detalhes em preto nas mangas, barra e gola. Os calções eram brancos e feitos com sacos de farinha. Entretanto, para o jornalista Celso Unzelte, pesquisador da história do time, seria muito improvável que o clube, na época pobre e pequeno, tivesse recursos financeiros para comprar uniformes que não fossem brancos, e mesmo a fotografia mais antiga do time, do Campeonato Paulista de 1913, mostra os os jogadores vestindo camisas e calções brancos.


Incontroverso é o fato de que, a partir de 1920, o Corinthians passou a jogar com camisa branca e calção preto, quando a diretoria conseguiu dinheiro para comprá-los. Desde então, tornaram-se o uniforme oficial.

A partir deste modelo, encontra-se registro das primeiras versões alternativas do uniforme, registradas em partidas específicas. Somente em 22 de dezembro de 1946 que os atletlas do clube entrariam em campo com camisas numeradas, em um amistoso contra o Club Atlético River Plate, no Estádio do Pacaembu. Em 1949, o clube usou uma camisa grená em um amistoso contra a Portuguesa de Desportos, como uma forma de prestar homenagem ao elenco do Torino Football Club da Itália, que foi vitimado em um acidente de avião contra a Basílica de Superga, em Turim.

No final de Agosto de 2010, o Corinthians lançou no Parque São Jorge a camisa em comemoração ao centenário do clube, que foi utilizada como uniforme titular nas partidas em casa até o final do Campeonato Brasileiro daquele ano. A camisa remete ao primeiro uniforme utilizado pelo Corinthians em 1910, com a cor bege e no escudo as lestras "CP", fazendo referencia ao primeiro escudo utilizado pelo clube

Veja abaixo, as evoluções dos Uniformes do Corinthians

1910




O primeiro uniforme do time era igual ao do Corinthians inglês - camisa bege e calção preto. Mas com a dificuldade financeiras pelo alto custo do pano preto no Brasil e fez com que o primeiro time usasse calções brancos. O curioso é que o time inglês tinha na verdade, calções azuis bem escuros. Esse primeiro uniforme não trazia distintivo.


1911 e 1912




Mas como a camisa bege desbotava ao ser lavada ficou branca e essa acabou sendo a cor oficial adotada pelo clube.



1913



Em 1913 para a disputa da vaga na Liga Paulista, o Corinthians teve que criar seu primeiro distintivo, que foi feito as pressas. Tinha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, sobrepostas. Permaneceu até 1914, nos dois jogos contra o Torino. 


1914
Faz a sua primeira mudança no distintivo. As letras são postas em uma moldura e é acrescentado a letra "S", de Sport. A letra "C" passa a valer para Club e Corinthians, e a letra "P" continua como Paulista.
1914 - 1916
Nova mudança no distintivo, que muda apenas a moldura.
1917 - 1918
A moldura do distintivo passa a ser redonda, formato que continua a ser usado até os dias de hoje.

1919
Mudança na gola e na estética da camisa que passa a ter botões.

1920



Com a chegada do tecido preto ao Brasil, o preço cai e o Corinthians finalmente utiliza a combinação oficial usada até os dias de hoje: camisa branca, calção preto e meias brancas
 
 1921 - 1931


O Corinthians volta a utilizar o modelo de camisa de 1919 mas dessa vez com o calção preto.

1929



A primeira tentativa que criar um uniforme reserva foi em 1929 com uma camisa branca com linhas horizontais cinzas.

 1934
O Corinthians, assim como grande parte dos times no brasil, passa a usar camisas com manga curta, ao invés da manga três quartos. O uniforme perde os botões e fica apenas com a gola alta

1935 - 1939
Em 1935, a gola e os punhos ficaram preto.
1939 - 1942



Com a arte-final realizada pelo pintor e ex-jogador do Timão, Francisco Rebolo Gonsales, o novo escudo do Corinthians possui uma âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube


1940

A idéia de usar o uniforme 2 na cor preta surge pela primeira vez em 1940, quando era todo preto com uma faixa branca no peito com o nome Corinthians.

1945 - 1951
Em 1945, surge o primeiro modelo com a cor preta e linhas horizontais brancas.

1949

Em 1949, em um único jogo contra a Portuguesa - SP, o Corinthians vestiu um uniforme diferente, com camisas na cor vinho e calções brancos . O motivo foi uma homenagem ao Torino FC, que teve todos os seus jogadores mortos num acidente aéreo. O River Plate, da Argentina, fez uma homenagem similar, jogando toda a temporada de 1949 com o mesmo uniforme.
 1951
 
O uniforme 1 ganhou listras pretas em formato de V. Esse uniforme se assemelha muito ao uniforme Vélez Sársfield - ARG.

1951



Em 1951, o clube utilizou meias listras em preto e branco. Elas duraram até 1954.

1965
Em 1965, a Seleção Brasileira tinha um compromisso marcado contra o Arsenal, da Inglaterra. A Confederação Brasielira de Desportos (CBD, atualmente CBF) convidou o Corinthians para representa-la, que jogou a partida com camisa azul e calções brancos, que é o uniforme 2 da seleção.
 1969
Em uma excursão á capital peruana, o Corinthians teve problemas para desembarcar seus uniformes. Por isso, atuaou com camisas emprestadas, semelhantes a do Peñarol, camisas listradas em amarelo e pretos com golas vermelhas, mas sem número nem distintivos. 
1972
Daí em diante as mudanças passaram a ser meramente estéticas. Em 1972, a camisa reserva foi invertida, ou seja, ficou brancas com finas listras pretas. O resultado acabou não agradando muito e acabou sendo abandonado. Anos depois, o clube usaria o mesmo uniforme em duas oportunidades diferentes, mas como titular.
1982
Pela primeira vez o clube exibe patrocínio na camisa. O escolhido foi a Topper, material esportivo da camisa.
1983 
Em 1983, o Corinthians exibe o primeiro patrocínio de camisa, que estava no espaço da frente e das costas que foi a Cofap, modelo de exibição de patrocínio usado até hoje.

1992



Em 1992, o Corinthians jogou com o seu uniforme titular mas com símbolos do clube preto e branco semi transparentes que percorriam todo o uniforme. O modelo foi abandonado no ano seguinte.
1993
Criado pelo empresário corinthiano Washington Olivetto, esse modelo trazia no uniforme reserva, ao invés de listras horinzontais brancas, o nome "Sport Club Corinthians Paulista"
1994


Em uma excursão pelo Japão, o Corinthians jogou contra A.S. Flügels e Hiratsuka Belmare. Para esses dois jogos, jogou com um uniforme especial que estava escrito "Corinthians" em katakana (alfabeto japonês) no peito e nas costas da camisa. 
 1995
Um estilista francês desenvolveu um uniforme para a disputa dos jogos internacionais, na Espanha, no torneio Ramon de Carranza. Mas este, não caiu no gosto da torcida e foi abandonado.

1995



Esse uniforme também tinha uma versão na cor branca, que caso era o 4º uniforme do time.
 1999
Em 1999, foi criado um terceiro uniforme na cor cinza. Ele durou apenas um jogo e acabou levando fama de azar.

 2000
Durante o Mundial de Clubes da FIFA em 2000, o clube teve que jogar com um uniforme diferente do oficial com camisa, calções e meias brancas, com detalhes em preto, por causa do uniforme de seu oponente na final, o Vasco da Gama. Apesar de não ser o uniforme titular, deu sorte ao Coringão que se tornou o primeiro campeão mundial. Desde então essa combinação de camisa branca com calção branco é utlizada como terceiro uniforme.

 2000
Outro uniforme usado no Mundial de Clubes foi o camisa e calção preto, com detalhes em branco, usado no jogo contra o Real Madrid, jogo que o Corinthians empatou.

 2001
Em 2001, aniversário de 90 anos do clube, o material esportivo da camisa Topper, criou um modelo especial e um dos mais criativos do clube. O modelo era de uma camisa com mangas três quartos e gola semelhantes aos primeiros modelos do clube, o escudo do time era o primeiro usado em 1913, o "CP", com o ano 1910 abaixo; os patrocínios de material (Topper) e do peito e costas (Pepsi) ficaram com seus logos antigos, e abaixo do patrocínio de peito ficava o numero do jogador; e nas mangas ficavam o escudo da CBF (por ter sido Campeão Brasileiro em 1999) e um logo especial de 90 anos do clube.
2005
Em 2005, a empresa fabricante do material esportivo criou um novo modelo para a temporada 2005-2006, onde o uniforme manteve as cores originais, e teve apenas pequenas mudanças estéticas. A maior mudança foi o símbolo que voltou a ficar no meio do uniforme.
2006
 Para a disputa da Libertadores da América de 2006, o Corinthians mudou o seu 2º uniforme, que passou de preto com listras brancas para preto com listras douradas. O clube então foi desclassificado da Libertadores e o uniforme deixou de ser utilizado.
  2007
Em 2007, o Corinthians voltou a usar um uniforme semelhante ao de 1972 durante o campeonato Paulista como uniforme 1. Porém o uniforme não deu sorte no Campeonato Paulista e foi novamente abandonado.
 2008
Em 2008, o Corinthians criou um terceiro uniforme na cor roxa , com o objetivo de dizer que o corinthiano era o único "torcedor roxo". Apesar de não ser das cores oficiais do clube, o uniforme foi bem aceito pela torcida que inclusive escolheu esse o uniforme a ser utilizado contra o Brasiliense, no dia 16 de setembro.

2008 e 2009



Durante o Campeonato Brasileiro - Série B, o Corinthians além de um uniforme na cor roxa, mudaria o seus uniformes 1 e 2 . O primeiro uniforme já havia sido usado em outras oportunidades pela equipe que era camisa branca, com finas listras pretas e calções pretos.

2008 e 2009
O uniforme 2 passou a ser camisa preta com finas linhas em tom de cinza e calção preto.

2008

No dia 22 de novembro, o Corinthians jogaria contra o Avaí e levantaria a taça de Campeão da Série B. Somente nessa partida, o dpto. de marketing do clube organizou um movimento chamado "O Timão tem a sua cara". , onde os torcedores tiveram a chance de colocar seu rosto na camisa, em uma foto 3x4, no valor de R$1.000 cada foto. Com 10 camisas e 400 espaços no total (apenas o goleiro não usou o modelo), cada camisa tinha um "padrinho", onde ídolos do clube como Tevez, Marcelinho Carioca, Neto, Wladimir entre outros, teriam também duas fotos localizadas em cima do símbolo.
 2009
Em 2009, o clube permaneceu com um uniforme 3 na cor roxa. A camisa ficou em um tom de roxo mais escuro que o modelo anterior listrado com grossas linhas pretas, semelhante ao uniforme da uniforme 1 da Internazionale, da Itália . Apesar de boa aprovação em uma pesquisa realizada pelo site oficial do clube, parte da torcida não aceitava a terceira cor do time e o clube acabou utilizando poucas vezes e apenas em jogos "fora de casa".

2010



O Corinthians voltou com a campanha "Timão é a sua cara" na temporada de 2009. O uniforme dessa vez seria usado no jogo entre Corinthians e Flamengo inicialmente no Pacaembu, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. As mudanças com relação ao ano passado foram dos patrocínios na camisa; o valor das fotos estampadas que passaram de R$1.000 para R$ 800, e aos que compraram a camisa em 2008 pagavam R$640; e os "padrinhos" agora eram os títulos mais importantes do clube como o Paulista de 1977, o Mundial de 2000, IV Centenário de 1954 entre outros. Porém, como o jogo entre Atlético-MG x Palmeiras também seria na capital paulista, o jogo foi transferido para o Estádio Brinco de Ouro da Princesa, pertencente ao Guarani de Campinas. Como muitos torcedores não puderam ir ao jogo, o clube resolveu usar o uniforme novamente em 2010 no amistoso no dia 13 de janeiro contra o Huracán da Argentina, no Pacaembu. Como cortesia, o clube presenteou a todos os torcedores que participaram do projeto um ingresso para o amistoso.
2010
Depois de perder a chance de ganhar Libertadores da América em 2010, o clube anunciou no dia seguinte o novo uniforme para o time no ano do centenário. O uniforme principal não mudou muito do original, apenas listras grossas horizontais mais escuras na camisa, e abaixo do escudo aparecem os anos de 1910-2010.
2010
O uniforme dois perdeu suas listras brancas e ganhou listras horizontais grossas em um tom mais escuro assim como o uniforme principal. O escudo também sofreu alterações.
2010
   
Para o ano do centenário, o clube criou um novo modelo do uniforme 3. O clube prometeu fazer uma homenagem a São Jorge (padroeiro do Corinthians) no uniforme. Nisso, o uniforme novo era preto com uma cruz roxa no centro da camisa, a cor dos 3 últimos terceiros uniformes do Corinthians, e contornada de dourado. As costas eram inteiramente preta, os patrocínios assim como no modelo anterior eram dourados, e o escudo ficou com um tom também na cor dourada, principalmente na âncora e nos remos, além de que abaixo do escudo estão os anos 1910 e 2010, também dourados. Esse uniforme além de não ter sido bem aceito por boa parte da torcida, ficou novamente semelhante ao usado pelo Internazionale de Milão, utilizado no ano do seu centenário.
2010



Para o centenário, o Corinthians criou um uniforme especial. A camisa remete ao primeiro uniforme corintiano, de 1910. Ela tem listras verticais nas cores bege e branco, e no peito trará o escudo da fundação do clube com as letras “CP” de Corinthians Paulista.
 2011
Na véspera de estrear pela Copa Libertadores, o Corinthians lançou seu uniforme para a temporada 2011. As inovações no modelo ficaram por conta de ser uma camisa camisa sustentável, desenvolvida com 96% de poliéster reciclado (8 garrafas de plástico tipo PET) e 4% de algodão orgânico, além te um designer futurista na numeração. O uniforme 2 teve uma mudança nas listras brancas que ficaram com um traço mais fino.

Parceiros

Corinthians Todo Poderoso Timão