Tempos de jejum (1940 - 1950)

Conteúdo Publicado Por: @LKSCCP


Tempos de Jejum (1940 - 1950)


Em 1941, o Corinthians novamente conquistou o Campeonato Paulista. O título só não foi de maneira invicto por conta de uma derrota, na última rodada, contra o Palestra Itália. O time era ótimo, e a linha média Jango, Brandão e Dino, impecável. A festa do título corintiano foi realizada no recém-inaugurado estádio do Pacaembu.

 
Equipe do Corinthians em 1950 - Apartir desta Época o Jejum que assombrava o time, 
saiu, e deu ínico á uma nova era.

Contudo, nos nove anos seguintes, o Corinthians viveu um jejum de títulos paulistas. Sem conquistas estaduais, o clube do Parque São Jorge consolou-se em levar por quatro vezes a Taça São Paulo (em 1942, 1943, 1947 e 1948) - torneio que reunia os três primeiros colocados do ano anterior. Sem ter a disposição seu poderio técnico dos últimos cinco anos, o Corinthians foi vice-campeão paulista cinco vezes, sendo três delas seguidas, entre 1942 e 1950, numa época de ascensão do São Paulo, liderado pelo atacante Leônidas da Silva, como nova força no futebol paulista.

 

Surgem a âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube.
Arte-final realizada pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador
 

Mesmo com a contratação de nomes de peso no futebol nacional, como a do zagueiro Domingos da Guia, aos 32 anos, em 1944, ou dos atacantes Milani e Hércules em anos seguintes, o Corinthians amargaria quase uma década sem conquistas importantes. A situação só começaria a mudar a partir de 1949, quando uma nova geração de pratas-da-casa foi conduzida pelo técnico Rato (o mesmo Rato campeão como jogador na década de 1920) ao time principal. Os frutos seriam colhidos na primeira metade da década seguinte.

Parceiros

Corinthians Todo Poderoso Timão