Escudos

Conteúdo Publicado Por: @LKSCCP

http://4.bp.blogspot.com/_y3AgpG66Ib4/TQs-u_R2xmI/AAAAAAAAAHc/u8kEC2AzZmk/s1600/corinthians_escudos.png 

Ao contrário da camisa, o escudo do Corinthians passou por várias alterações ao longo dos anos. Enquanto o Corinthians disputava apenas amistosos e torneios de futebol de várzea, a camisa não tinha distintivo. O primeiro foi criado às pressas para o jogo contra o Minas Gerais, válido pela eliminatória para a Liga Paulista de Foot-Ball de 1913, e levava apenas as letras "C" e "P" (de Corinthians e Paulista) enlaçadas.


Esse escudo seria usado até o ano seguinte, quando Hermógenes Barbuy, litógrafo e irmão do jogador Amilcar, criou o primeiro escudo oficial, elaborando uma moldura para as letras e acrescentou o "S" (de Sport), que estreou no amistoso contra o Torino (Itália), em São Paulo.




Pouco tempo depois, a moldura ficar maior e, a partir de 1919, o distintivo começava a ganhar o formato atual, com a bandeira do Estado de São Paulo ao centro. Em 1937, o presidente Getúlio Vargas baixou o Estado Novo e fez uma cerimônia pública com a queima das bandeiras de todos os Estados da federação, pois queria governo forte e centralizado. A bandeira paulista só sobreviveu dentro do escudo do Corinthians. Após a queda do regime, uso de símbolos regionais foi liberado.


Em 1939, o escudo ganhou uma corda que rodeia o círculo, mais os dois remos e a âncora, em alusão ao sucesso do clube nos esportes náuticos. O desenho foi criado pelo pintor modernista Francisco Rebolo, que foi jogador do segundo quadro do Corinthians na década de 1920. Depois disso, o símbolo corintiano passou por pequenas alterações ao longo do tempo, como na bandeira e na moldura.

Em 1990, foi adicionada a primeira estrela em referência ao primeiro título brasileiro. O mesmo foi feito com as conquistas de 1998, 1999 e 2005, além de uma estrela maior e que fica acima das demais, em homenagem à conquista do Mundial da FIFA de 2000.

Evoluções dos Escudos



Desde a sua fundação até o ano de 1913, as camisas do Timão não tinham distintivo.
O primeiro teve que ser feito às pressas, para a disputa da vaga na Liga Paulista. Tinha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, sobrepostas.
Permaneceu até 1914, nos dois jogos contra o Torino.

O 2º escudo da história do Timão só foi descoberto no dia 15/07/2011, por Celso Unzelte e David Costa.
A mesma foto prova que no início de vida, o Corinthians usava realmente camisa na cor bege.


É acrescentado o "S". O "C" passa a valer para "Club" e "Corinthians".



Pequena variação do escudo anterior, alterada apenas a moldura.


O escudo ganhou o formato redondo que seguiria com o time até os dias de hoje.




O distintivo já se aproxima das características atuais: um círculo negro, com a nome completo do clube e a data de fundação.
No centro, a bandeira paulista sem o rigor das 13 listras.


Surgem a âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube.
Arte-final realizada pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador.


Com o passar dos anos, o escudo foi se refinando. A bandeira central ganhou movimento bem como foi redesenhada para respeitar a bandeira oficial do Estado.
A bóia, em volta do círculo, foi disfarçada e amarras foram colocadas para completar o escudo.
Essa "versão final" que conhecemos hoje, com os detalhes e reflexos nos remos e âncora, começou a aparecer no início dos anos 80.

Parceiros

Corinthians Todo Poderoso Timão