Outros Clásssicos

Conteúdo Publicado Por: @LKSCCP


Clássico Alvinegro



O clássico mais antigo do futebol paulista é o jogo entre Corinthians e Santos, chamado de "Clássico Alvinegro" em referência às cores dos dois clubes. O primeiro duelo entre as equipes aconteceu em 22 de junho de 1913, no Parque São Jorge (que à época não pertencia aos corintianos, e acabou em 6 a 3 para o time do litoral. A primeira vitória corintiana veio no quarto confronto, em 26 de agosto de 1917, por 3 a 0, no Estádio da Vila Belmiro. Em decisões de campeonato, os dois alvinegros mediram forças algumas vezes pelo Campeonato Paulista e uma vez pelo Campeonato Brasileiro, de 2002.


Clássico dos Invictos



Outro grande clássico da cidade de São Paulo é o Clássico dos Invictos, disputado entre Corinthians e Portuguesa. Desde 2002 o confronto não ocorre em campeonatos brasileiros, pois nesse ano a Portuguesa foi rebaixada para a Série B. Em 2008 a Portuguesa disputou a Série A, mas o Corinthians havia sido rebaixado e as equipes não se confrontaram. O primeiro jogo válido por campeonatos nacionais ocorreu em 12 de abril de 1967, válido pelo torneio Roberto Gomes Pedrosa daquele ano. O time alvinegro venceu por 2 a 1.


Clássico do Povo
Clássico do Povo é o nome pelo qual é conhecido o confronto interestadual entre as equipes do Flamengo e do Corinthians. Um confronto extremamente equilibrado, seja nas estatísticas, nas goleadas, nos períodos de invencibilidade de um time para o outro ou no número de torcedores de cada time. Recebe esse nome porque essas são as duas equipes que possuem as maiores torcidas do futebol brasileiro. Segundo pesquisa da Datafolha realizada em dezembro de 2009, o Flamengo é o time de preferência de 19% da população brasileira, e o Corinthians é o time preferido de 13% da população.

Esse confronto já protagonizou decisões de vagas em competições nacionais (Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil) e decidiu o título da extinta Supercopa do Brasil (competição que reunia o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil do ano anterior). A primeira partida entre as equipes aconteceu em 1 de dezembro de 1918, em um amistoso, com vitória corinthiana por 2 a 1.


Clássico - Corinthians x Ponte Preta
A Ponte Preta é o rival mais antigo do Corinthians em atividade. Corinthians e Ponte Preta fazem um confronto de grande tradição e que protagonizou grandes finais de campeonatos paulistas, mas que gera grande polêmica sobre se seria clássico ou não. O primeiro confronto ocorreu em 17 de setembro de 1911, com vitória corintiana por 1 a 0. Houve grande rivalidade na década de 1970, em virtude das duas finais paulistas protagonizadas pelas equipes.

Parceiros

Corinthians Todo Poderoso Timão