Fim das parcerias, o rebaixamento e a volta por cima (2007-atualmente)






Ex-Técnico do Corinthians, Mano Menezes
Em 2007, a MSI deixou o clube, juntamente com seus principais jogadores - Tevez, Mascherano, Roger e Gustavo Nery. Pressionado, o presidente Alberto Dualib também deixou o cargo, que ocupava havia mais de uma década.Ainda naquele ano seriam realizadas eleições para a escolha de um novo presidente, tendo sido eleito Andrés Sanchez, considerado um "ex-aliado" de Dualib por ter deixado o cargo que ocupava naquela administração e se tornado um opositor tanto do então presidente quanto de Joorabchian. Com a saída do MSI, iniciou-se um período de instabilidade tido como "a pior crise" da história do time. Com uma péssima campanha nos Campeonatos Brasileiros de 2006 - onde aproximou-se do rebaixamento para a Série B - e 2007 - marcado por um time deficiente e por jogos ruins em São Paulo, que, se tivessem resultado em vitória, representariam diferencial suficiente para afastar o rebaixamento, tal como ocorreu em 2006 - o Corinthians acabou rebaixado.



Em 2008, o clube investiu em rentáveis projetos de marketing, reformulou a equipe de futebol e contratou o técnico Mano Menezes, que, em seu primeiro pronunciamento oficial à frente da equipe, declarou que "O retorno do Corinthians à Primeira Divisão é o maior projeto do futebol brasileiro no próximo ano". O time foi vice-campeão da Copa do Brasil[99]e campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, que lhe garantiu a volta para a divisão principal do futebol do país. No final daquele ano, a diretoria corintiana acertou a contratação de Ronaldo Fenômeno. No ano seguinte, o clube fez um grande primeiro semestre. Embalado por boas atuações de Ronaldo e de jogadores da base que havia disputado a Série B em 2008 - como Elias, Douglas, André Santos e Cristian -, o Corinthians sagrou-se campeão paulista invicto e da Copa do Brasil.



No ano de 2010, o Corinthians armou uma equipe para a disputa da Libertadores 2010, acertando a contratação de vários jogadores conhecidos, entre eles do pentacampeão com a Seleção Brasileira Roberto Carlos, considerado o maior lateral dos últimos tempos. Apesar de não ser o time das conquistas de 2009, com foco na libertadores, o Corinthians manteve Ronaldo só para partidas importantes e manteve um time misto em grande parte do Campeonato Paulista, onde time não se classificou para a segunda fase da competição, e ficou na quinta colocação. Na Libertadores, o Corinthians não conseguiu chegar as quartas de final da competição, onde foi eliminado em pelo Flamengo, com uma vitória de 2 á 1 no Pacaembu, o time foi eliminado devido o fato do time do Flamengo ter marcado um gol na casa do adversário. Mesmo assim, a torcida apoiou o time após a derrota.

 Ronaldo, Que foi Contratado pelo Corinthians,Hoje um dos Maiores Idolos do Timão.

Após a eliminação o clube focou no Campeonato Brasileiro. Durente esse período, o téncico Mano Menezes foi convocado para ser técnico da Seleção Brasileira, e deixou o comando do time, foi contratado o técnico Adilson Batista para substitui-lo. Após uma má fase, onde o time ficou várias partidas sem vencer, o clube decidiu demitir o técnico Adilson, em seu lugar, veio Tite. No campeonato Brasileiro, o time acabou em terceiro lugar se classificando para a fase de pré eliminatórias da Libertadores de 2011.


Corinthians x Tolima - Timão Perde por 2x0 nas eliminátorias da Libertadores.

Em 2011 o Corinthians manteve os reforços de 2010. A equipe teve uma breve participação na primeira fase da Copa Libertadores da América. No primeiro jogo da competição, empatou sem gols contra a equipe colombiana Deportes Tolima, em jogo realizado no Pacaembu. No jogo de volta, em Ibagué, o Tolima surpreendeu a equipe paulista, que perdeu por 2 a 0, sendo eliminada do torneio.

Parceiros

Corinthians Todo Poderoso Timão